Visão e propósito
da Metodologia

A Metodologia Canadense, amplamente reconhecida como uma das mais bem-sucedidas globalmente, é o alicerce que impulsiona a ECDC. Sob essa abordagem dinâmica, buscamos não apenas ensinar, mas cultivar uma mentalidade bilíngue, independente e apaixonada pelo conhecimento. Os princípios que norteiam essa metodologia são pilares essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos na ECDC:

Principais objetivos

Abordagem Integral da Educação

Aqui, o aprendizado transcende as barreiras tradicionais, abrangendo esferas linguísticas, físicas, intelectuais, emocionais e sociais.

Incentivo à Experimentação e Desafio Intelectual

Valorizamos a experimentação, a busca pelo desafio intelectual, a descoberta e a solução de problemas como partes fundamentais do processo educacional.

Ensino Integrado

As matérias se entrelaçam em unidades temáticas, promovendo uma compreensão integrada e abrangente.

Respeito ao Ritmo Individual

Reconhecemos e respeitamos as características e o ritmo individual de cada aluno, proporcionando oportunidades práticas para explorar o mundo em seu próprio tempo.

Incentivo à Criatividade

Fomentamos a criatividade e a autoexpressão como motores essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos.

Ambientes de Aprendizado Estimulantes

Nossas salas de aula são concebidas para serem ambientes acolhedores, equipados com Centros de Aprendizado, materiais manipulativos e uma rica variedade de livros.

Primazia da Comunicação

Colocamos a comunicação no centro do processo educacional, reconhecendo sua importância primordial para o crescimento acadêmico e social de nossos alunos. Na ECDC, a Metodologia Canadense é mais do que um método de ensino; é um guia para cultivar mentes curiosas, independentes e preparadas para prosperar em um mundo em constante evolução.

Currículo e Educação Bilíngue

O currículo praticado pela ECDC segue com rigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Ministério da Educação (LDBN/MEC), aplicando a ele a metodologia canadense de ensino bilíngue. Cada aula é projetada visando o desenvolvimento linguístico, físico, intelectual, emocional e social dos alunos. Para essa etapa do aprendizado, dispomos de material de apoio que embasa nossa metodologia, chamado AMCO International.
As etapas de aprendizado de um segundo idioma, seja para uma criança pequena ou um adulto, são exatamente as mesmas que utilizamos quando aprendemos nossa língua materna. Da mesma forma que não tivemos uma pessoa traduzindo nossa língua mãe para nós quando éramos pequenos, na ECDC, o inglês não é traduzido para as crianças, que aprendem a segunda língua como consequência da comunicação com as professoras. Nosso programa, composto de livros de leitura e materiais ricos em estímulos e atividades de interesse das crianças, as motivam a aprender e a pensar no segundo idioma.

Há cinco etapas para a aprendizagem das línguas:

⦁ Ouvir
⦁ Ouvir & compreender
⦁ Ouvir, compreender & falar
⦁ Ouvir, compreender, falar & ler
⦁ Ouvir, compreender, falar, ler & escrever

Educação Infantil Bilíngue

Nos primeiros anos da Educação Infantil, o programa da ECDC é de total imersão no inglês. Com isso, o bilinguismo acontece de forma natural. A partir da turma Senior (5 anos), 25% do programa começa a ser ministrado na língua materna e é iniciada a alfabetização em português.

Visão e Propósito da Metodologia

Nossa visão é clara: queremos nutrir o crescimento integral de cada criança, cultivando não